Programa Agrovale Mais Saudável

2014-03-18
Programa Agrovale Mais Saudável

Na foto: Joanilson, Francisco, Ustane, Elisangela, Luciana

Em virtude da transição nutricional, representada pela mudança no cotidiano e no padrão alimentar da população, consequentemente na adoção de uma dieta rica em gorduras e açúcares e pobre em fibras, vitaminas e minerais, houve um reflexo nas taxas de prevalência de doenças crônico-degenerativas nos últimos anos. O conjunto destes fatores aliados a uma diminuição na prática de atividade física incentivou a Cooperativa Agrovale a desenvolver um projeto no intuito promover aos seus colaboradores melhoria na qualidade de vida, bem estar e educação nutricional.

O Programa Agrovale Mais Saudável teve início no dia 1º de Novembro de 2013, com apoio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Quirinópolis. O evento, denominado “Dia da Saúde”, foi marcado pela realização de avaliações/exames (Dados Antropométricos, Pressão Arterial, Glicemia e Avaliação Nutricional) e mini palestras abordando assuntos como Obesidade, Diabetes, Hipertensão e Sedentarismo, destinado aos colaboradores e aberto aos cooperados e clientes do Supermercado Agrovale. Esta ação teve como finalidade alertar ao público quanto a importância da saúde no contexto atual e da mudança nos seus hábitos alimentares rotineiros.

Em continuação ao programa, foram abertas as inscrições aos colaboradores que se interessaram em participar do projeto, o qual teve duração de 90 dias, com acompanhamento nutricional individual e incentivo a prática de atividade física. O atendimento nutricional contou com a parceria da nutricionista Ustane Souza Sene Carvalho (CRN-5633), a qual elaborou dietas individualizadas e acompanhou os 30 participantes durante todo o projeto, ressaltando a influência de uma boa alimentação para a melhoria na qualidade de vida, refletindo diretamente no desempenho profissional de cada colaborador.

Ao final do programa, uma última avaliação nutricional foi realizada para a obtenção do resultado do percentual de perca de peso dos participantes e por fim a divulgação da dupla vencedora do desafio. Em primeiro lugar, se destacou o colaborador Francisco Pereira Borges, o qual conseguiu perder aproximadamente 12 quilos, o equivalente a 90% da meta de perca estipulada a ele no início do projeto.

Em depoimento ele relatou: “Para mim o programa Agrovale Mais Saudável foi muito importante, comecei a alimentar de forma correta, sendo de 3 em 3 horas, comendo alimentos saudáveis, com isso obtive melhoras para dormir, minha respiração e pressão melhorou bastante e disposição para fazer exercícios físicos com isto consegui perder 11,500kg em três meses, pretendo continuar com a alimentação saudável no intuito de manter a uma boa saúde e ter mais qualidade de vida.

Eu agradeço o incentivo que tive da empresa e que continue realizando este projeto para melhorar o bem estar do funcionário e com isso melhorando também o desempenho de suas funções junto à empresa”. E, ainda, em decorrência da formação das duplas no início das atividades, o segundo lugar ficou com a colaboradora Elizangela Braz de Oliveira. A dupla vencedora recebeu uma premiação pela participação no Programa Agrovale Mais Saudável.

Ustane Souza Sene Carvalho
CRN – 5633

Comentários Recentes

Publicar um comentário